
da Folha Online
O meia-atacante brasileiro Ronaldinho, do Milan, e mais quatro brasileiros concorrem ao prêmio "Bidone d'Oro", concedido pelo programa Catersport, da rádio italiana RAI 2, para a maior decepção do futebol do país no ano. O vencedor será conhecido no dia 13 de dezembro.
Entre os finalistas do prêmio estão também Dida, do Milan, Felipe Melo, da Juventus, Mancini, da Inter de Milão, e Júlio Baptista, da Roma.
De todos os brasileiros indicados, apenas Felipe Melo é titular da seleção brasileira do técnico Dunga. Júlio Baptista é frequentemente convocado, enquanto os outros três têm tido poucas chances --Ronaldinho foi aproveitado em diversas oportunidades, mas perdeu espaço.
Os outros indicados ao prêmio são o português Tiago e o polonês Poulsen, da Juventus, o holandês Huntelaar, do Milan, o argentino Carrizzo, da Lazio, e o português Quaresma, da Inter de Milão, atual detentor do prêmio.
Ao levar o prêmio na temporada passada, Quaresma pôs fim à hegemonia do brasileiro Adriano, atualmente no Flamengo e ex-Inter de Milão, vencedor em 2006 e 2007.
O "Bidone d'Oro" existe desde 2003. Naquele ano, Rivaldo, recém-contratado pelo Milan, foi o vencedor. No ano seguinte, o zagueiro Legrottaglie, da Juventus, foi o escolhido. Em 2005, foi a vez de Vieri, que estava no Milan.